a sua parece uma receita rápida que eu deveria apenas colocar numa publicação nas redes sociais ou algo assim, mas eu intencionalmente quero deixá-la viver aqui no blog.

Porquê? Porque este é um método que vai querer sempre fazer referência – especialmente quando a família fica viciada em tofu. Esta é a receita de gateway que finalmente solidificou a aceitação do tofu do meu filho – por isso é um grande negócio!

Há muito tempo que tentamos comer menos carne e tive de procurar outras proteínas noutro lugar. Sem problema: adoramos lentilhas, abraçamos o ano da pulsação, e os ovos sempre foram um pilar. Tofu sempre foi um ingrediente que eu realmente gostei, mas ninguém realmente se emocionou – até agora.

Desenvolvi esta receita de Tofu Frito com Sésamo enquanto trabalhava no meu último livro, e devo dizer que foi um sucesso instantâneo. Jogamos em arroz frito, combinamos com legumes para fritar, servimos sobre macarrão e adicionamos a enormes tigelas de buda de estilo asiático. É muito versátil e sugiro que o incorpore nas suas refeições, no que lhe convém.

Não importa como eu esteja servindo, o meu mais velho inclina-se sobre o prato para colher um pouco de tofu extra cada vez. E nunca há restos.

Começo com um tofu orgânico e firme e corto o quarteirão em quatro, como ilustrado acima. Em seguida, eu coloquei estes blocos menores em metade de uma toalha de chá limpa e dobre a outra metade mais, de modo que ele está cobrindo o tofu. Em cima, eu coloquei uma panela de ferro fundido pesado ou tábua de corte de madeira maciça para pressionar um pouco mais dos sucos….e abrir caminho para a marinada que está vindo.

Depois de o tofu ter sido pressionado durante cerca de 15 minutos, cortei as quatro peças em tiras de 1/2 polegadas, como ilustrado acima. Não têm de ser exatos, só queremos ter muita área de superfície para as arestas máximas crocantes.

Agora você poderia apenas salgar o tofu e fritá-lo em uma panela aqui e agora, mas eu jogo-lo com uma marinada simples para dar-lhe um sabor irresistível. Você pode usar o que você tem à mão – mirin, vinagre de vinho de arroz, molho de soja, molho de peixe, óleo de chili – qualquer coisa para dar-lhe um pequeno soco.

Uma vez que o tofu tenha marinado por cerca de 10 minutos (mais também está bom), eu pré-aquei uma frigideira e escovo o fundo com óleo. Acho que uma wok pré-aquecida e bem oleada funciona bem, assim como uma panela antiaderente, ou uma frigideira de ferro fundido temperado. Use o que tem; a parte importante é pré-aquecer o óleo de modo a que estalhe quando adiciona o tofu. Isto dá aos nossos pequenos pedaços bordas crocantes, um traço altamente desejável em coalhada de feijão prensado!

Uma vez que o tofu é dourado de ambos os lados, está pronto para ser apreciado. Fique atento, porque eu tenho uma receita para uma grande e abundante tigela de vegetais e salada vermicelli em breve para o blog e é o prato perfeito para mostrar um lote fresco de Tofu Frito-Frito sésamo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *