ust na estrada de onde vivemos, uma fazenda familiar oferece passeios de carroça e você-pick bagas durante todo o verão.

No sábado passado, a Clara e eu fugimos cedo, antes do sol estar muito alto sobre os campos de morango, e colhemos dois cestos grandes dos mais doces frutos de junho. O calor intenso deste mês até à data tornou as bagas locais um vermelho profundo durante todo o percurso e são tão doces quanto doces. Como gostamos deles.

Desde que declarei isto no verão do spritz, desenvolvi esta receita para destacar morangos na mesa de lanches. É parcialmente saboroso – torrada e ricota – e parte doce – bagas e mel – e é uma mordida tentadora que vai querer preparar em breve e servir no seu próximo aperitivo.

Morango-Regado de Mel Ricotta Crostini
Simples e sazonal é o meu mantra quando se trata de comer e entreter e este pequeno aperitivo é ambos.

O hábito de encher pão e queijo com o que parece melhor no mercado local tem sido há muito o meu lanche de verão. Na primavera espalhei rabanetes fatiados em crostini e encoste-os com sal escamoso. No final do verão, são tomates, assados lentamente ou frescos, e geralmente com uma ou duas folhas de manjericão frescas.

Morangos são a minha nova cobertura favorita para torradas de ricota, especialmente quando são cultivadas em casa ou colhidas de uma fazenda local. Por falar na experiência de u-pick, aqui estão as minhas dicas para aproveitar ao máximo esta excursão.

Usei ricota para esta mordida, caseira quando posso, mas comprada numa mercearia italiana também está perfeitamente bem. Também delicioso seria mozzarella fresca, queijo cremoso de cabra (incrível com morangos) ou mascarpone. Até uma fatia picante de feta combinaria bem com estes ingredientes.

Personalize definitivamente o crostini para se adequar aos seus gostos, usando o queijo macio que tem à mão ou gosta de comprar. E quando a época dos morangos acabar, corte finamente pêssegos maduros ou nectarinas e use-os no topo do crostini.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *